Desprezo

O que é que leva uma pessoa a desprezar outra? Existem algumas condições predefinidas que possam provocar o ignorar de alguém por parte de uma pessoa?
Analisando a minha pessoa:
Eu não desprezo ninguém, não sou capaz de mostrar desprezo por uma pessoa, por muito mal que me façam; respondo sempre, nem que seja por mera educação. Se calhar isso faz de mim um cínico, quando me fazem mal e depois me dirigem a palavra, obtendo de mim uma resposta curta, simples e por vezes com um falso sorriso. Não creio que seja cínico, acho que a minha maneira de responder é bem elucidativa para quem souber ler nas entrelinhas.

Imaginemos uma situação hipotética:
Alguém me faz muito mal, ficando automaticamente mercedor do meu desprezo, no entanto eu não o demonstro, não ignoro a pessoa, não finjo que essa pessoa não existe, eu limito-me a ser educado e responder apenas quando essa pessoa me dirige a palavra. Dou respostas simples, directas ao assunto, sem dar azo a grandes conversas, e se for caso disso, solto um sorriso forçado. Se essa pessoa souber ler nas entrelinhas, percebe imediatamente que não estou bem com ela, percebe logo que alguma coisa se passou e que eu não respondo da mesma maneira que respondia antes. curiosamente eu deixo muito nas entrelinhas, mas tenho uma extrema dificuldade em ler nas entrelinhas. Ou melhor, tenho uma grande dificuldade em interpretar as entrelinhas. eu consigo detectar todos os sinais, no entanto não consigo interpretá-los correctamente, e em muitos casos não consigo atribuir os motivos correctos para essas entrelinhas.

Ok, tendo em conta que uma pessoa demonstra desprezo por outra porque tem motivos muito fortes para tal, será isso correcto? No meu ponto de vista não acho que seja correcto, talvez por esse motivo eu nunca demonstre desprezo por ninguém, seja qual for a razão que tenha.
Mas, tendo em conta que uma pessoa demonstra desprezo por outra, sem ter qualquer motivo para isso, ou então simplesmente porque se está farto da outra pessoa, será essa uma atitude louvável? Muito menos do que a situação anterior, acho que isso demonstra uma extrema falta de carácter. Acho que uma pessoa que se farta da outra e assim de repente, sem mais nem menos, começa a dar desprezo, a ignorar a outra pessoa, demonstra ser alguém que não tem qualquer respeito pelo próximo.

Pequena nota: Este post não é dirigido a ninguém em concreto, não tinha ninguém em mente quando o pensei e escrevi. Refiro-me apenas a situações generalistas, que já aconteceram a muita gente (acho eu que não sou o único).

Vou almoçar, boa tarde e até logo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *