Escutar

Quantas pessoas ouvem música enquanto fazem alguma coisa? Imensas.
Quantas pessoas simplesmente escutam música? Muito menos.

Qual é a diferença entre ouvir e escutar? É simples e grande.
Ouve-se a música quando não se está a prestar atenção aos pormenores dela. Não se dá atenção a um único instrumento dentro do conjunto de instrumentos. Não se dá atenção à letra [quando tem]. Não há qualquer tipo de concentração na música em si, há apenas concentração noutra coisa qualquer e apenas uma qualquer música como companhia.

Escuta-se uma música quando se dá a atenção que falta nos exemplos referidos acima. Escuta-se uma música quando ela nos eleva, quando nos deixa em estado de êstase ou quando nos provoca alguma emoção genuína.
/>Para mim escutar música é algo de muito importante. A música faz parte do meu mundo, do meu universo. Há músicas que me provocam repulsa, há músicas que me levam a um estado de elevação ou de êxtase, há outras que me deixam a chorar e para isso não é preciso identificar-me com a letra, basta a música tocar em algo cá dentro.

2 thoughts on “Escutar”

  1. Há músicas que nos fazem partir e outras que nos fazem chegar. Partir para o mundo onírico ficar lá vagueando de nota em nota, depois podemos chegar de um dia cansado e recuperar as energias ouvindo-as. Bolas! Hoje estou um pouco poético, definitivamente deve ter sido do Martin’s.

  2. É a mesma coisa com o olhar, não é?
    Olhar e ver não são a mesma coisa…há ali uma nuance que marca a diferença.
    Há uma palavra que tem a ver com o paladar e que curiosamente se aplica aos outros sentidos e não fica lá nada mal – saborear.
    Podemos saborear a música, a paisagem, o objecto ou o corpo que tocamos.
    Ou podemos passar por isso tudo … sem saborear :o)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *