Skip to content

Curiosidades sobre o chá.

O que é o chá?

Todos os “chás” são feitos a partir de folhas secas da “Camellia Sinensis”, a planta do chá, que foi originalmente cultivada na China e encontrada no seu estado selvagem na India. A Camellia Sinensis é uma planta que pode crescer até 180cm de altura no seu estado selvagem.
Quando cultivados para colheita, os arbustos são mantidos à altura de 90cm.
Monges Chineses e mercadores Europeus introduziram-no no Japão, Sri-Lanka e outros países. Actualmente há mais de 3000 variedades de cha, cada uma tendo a sua característica distina e cujo nome é obtido de acordo com a zona onde é cultivado. Existem quatro tipos de chá: Preto, Verde, Oolong e Branco.

  • O chá preto é envelhecido, totalmente oxidadado e seco. O chá preto produz uma mistura forte com uma côr semelhante ao âmbar. Alguns exemplos são o Darjeeling e o English Breakfast (um dos meus favoritos).
  • O chá verde é apenas envelhecido e seco. Tem um aroma mais delicado e uma cor verde pálido ou dourado. O chá verde tem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, tal como o ácido ascórbico (Vitamina C), que existe em quantidades equivalentes à de um limão. O chá verde contém também várias vitaminas B que são solúveis na água e rapidamente libertadas para uma chávena de chá. Cinco chávenas de chá verde por dia poderá fornecer cerca de 5% a 10% da dose diária recomendade de riboflavina, niacina, ácido fólico e ácido pantothenico. As mesmas cinco chávenas fornecem cerca de 5% da dose diária de magnésio, 25% de potássio e 45% de magnésio. O chá verde é também muito rico em flúor. Uma chávena de chá verde fornece cerca de 0,1mg de flúor o que é mais do que um copo de água mineral.
  • Os chás Oolong, muito populares na China, são envelhecidos, secos e parcialmente oxidados. Em termos de sabor e cor são um cruzamento entre o chá preto e o chá verde.
  • O chá branco é o menos processado. É um chá chinês muito raro. Não é oxidado ou enrolado. É apenas envelhecido e seco através do vapor.

O chá não deve ser confundido com infusões de ervas. As infusões de ervas são embaladas como o chá, utilizadas como o chá e apreciadas como o chá, no entanto as ervas não vêm do arbusto Camellia Sinensis e como tal não são considerados chás. As infusões de ervas são feitas de ervas como a Erva Limão, Cascas como a Canela, frutas como a Casca de Laranja, flores como a camomila e o hibisco, entre outras espécies botânicas.

O que são “chás de ervas” e “infusões de ervas”?

Os chás de ervas não têm verdadeiras folhas de chá, são criados a partir de uma colecção internacional de ervas e especiarias, tais como os rebentos de Rosas de Marrocos, a Menta do Oregon, o Hibisco tropical, a Canela da Indonésia entre outros. Estes ingredientes botânicos 100% naturais são combinados para criar sabores e aromas exóticos, num arco-íris de cores desde o amarelo páilido ao vermelho.