A Natureza é maravilhosa

Estou sentado no banco do jardim a fumar um cigarro enquanto observo toda a vida que há à minha volta. Vejo um bicharoco pequenino com um corpo achatado e oval de um verde muito vivo, parece mesmo uma folhita de um arbusto que está ali perto. A camuflagem da natureza.
Enquanto observo o bicharoco verde, um carreirinho de formigas passa do outro lado e pelo canto do olho apercebo-me de um pássaro pequeno que pousa por ali. O bicho é cinzento escuro com uma risca branca que lhe sai dos olhos e percorre o corpo. Saltita à distância e vai dando bicadinhas no chão. À medida que vai saltitanto vai olhando para mim. Enquanto ninguém passa por ali, o pássaro vai-se apróximando de mim, talvez à espera que eu tenho algumas migalhitas de comida para lhe dar. Este pássaro tem-me acompanhado desde segunda-feira, sempre por volta das dez da manhã lá está ele à minha espera. Tenho levado migalhas de tosta que ele come todo satisfeito.
Será que ele sente que eu sou de confiança e então cada dia ele se apróxima um pouco mais? No primeiro dia tive que ir à máquina buscar umas tostas; na terça-feira a mesma coisa; ontem e hoje já fui prevenido; antes de ir para o jardim já levava o habitual pacotinho de tostas.
Estar ali sentado a dar migalhas ao passarinho faz-me lembrar a minha infância quando ia para o jardim das Caldas da Raínha dar pão aos patos e aos cisnes que havia no lago.
Que paz e tranquilidade que se sente. O cheiro das plantas, o som dos pássaros a cantar e dos sapos no lago, a vista que se tem das plantas, dos animais, a brisa que brinca com o nosso cabelo.
Hummmm…. que bom… A natureza é maravilhosa.

1 thought on “A Natureza é maravilhosa”

  1. Acredito, que paz sentida tenha sido a mesma que a do pássaro… O problema é quando nos passam uma rasteira e em vez das habituais migalhinhas a que estamos habituados e nos fazem felizes, vem um golpe certeiro, pronto a magoar.
    Enfim… Vamos aproveitando as coisas boas, como por exemplo a natureza e, os breves momentos de tranquilidade. Foi bom ler!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *