Skip to content

Mini-meditação

  • by

Encontrei este texto aqui e resolvi traduzi-lo.

Muitas vezes é difícil mantermo-nos tão focados como gostaríamos estar. Muitas coisas nas nossas vidas caóticas interrompem a nossa concentração e desfocam-nos. Se não vejamos, telemóveis, messenger, e-mail e colegas de trabalho a lutar pelo nosso tempo e energia.

Felizmente, há maneiras de contrariar estas forças e permitir-nos focar de uma forma melhor e mais relaxada. Uma dessas maneiras é a “mini-meditação”.

A mini-meditação aumenta a capacidade de concentração e acalma a sua mente ao longo do dia. Não é necessária qualquer preparação ou técnica e pode-se fazer em qualquer sítio em menos de um minuto – portanto são exercícios ideais para a mente quer esteja em casa num quarto sossegado ou no trabalho no meio de um ambiente barulhento.

Aqui está o processo:

1. Pare o que está a fazer. Guarde um minuto para si e ponha mentalmente de lado o que está a fazer. Lembre-se: todo o exercício dura menos de um minuto, portanto não é necessário fazer uma tempestade num copo de água à procura da altura certa para para. Este processo é mais uma pausa do que uma paragem, e ficará refrescado e capaz de recomeçar o que estava a fazer num instante.

2. Feche os olhos. Deixe as suas pálpebras fechar e relaxe.

3. Preste atenção à sua respiração. O centro deste exercício é ter consciência da sua respiração. Não precisa fazer nada especial – apenas respire normalmente, mas preste atenção à sensação do ar a entrar e a sair do seu corpo. Se preferir, pode respirar um pouco mais devagar e mais profundamente do que normalmente respira.

4. Conte três ciclos inspiração/expiração completos. Inspire e expire. Enquanto expira, pense para si: um. Inspire e expire de novo, e pense: dois. Finalmente inspire e expire e pense: três.

5. Abra os seus olhos devagar e retome o que estava a fazer.

E é isto! Simples e eficaz. Tente fazer mini-meditações, periodicamente durante o seu dia e veja por si como lhe pode ser útil.