Bolas anti-stress

Retirado, traduzido e adaptado deste Blog

Se está à procura de um projecto que seja simples e divertido para ajudar a aliviar o stress e a tensão, veja só como fazer a sua própria bola anti-stress. Claro que não será apenas uma bola anti-stress. É tambem uma boa desculpa para pegar nos seus filhos e sujar a cozinha num momento de pura diversão em família.

O que é exactamente uma bola anti-stress?

Uma bola anti-stress é um objecto que cabe na palma da sua mão e que pode ser apertado de modo a diminuir a tensão emocional e muscular. Pode ter a forma de uma bola, mas também poderá se algo mais interessnate, como uma cara engraçada, uma parte do corpo ou um maço de cigarros (para aqueles que estão a deixar de fumar)

Como é que funciona?

Sempre que fecha o punho, independentemente de ter ou não alguma coisa na mão, está a criar tensão muscular. E quando abre o punho, os seus punhos relaxam. Este processo de tensão muscular aguda e relaxamento pode ajudá-lo a livrar-se dessa tensão e aliviar o stress. Pode utilizar esta técnica sem uma bola destas, simplesmente contraíndo e relaxando os musculos das suas mãoe, ou em qualquer parte do corpo onde sinta tensão. Uma bola anti-stress, ajuda-o no sentido em que lhe dá algo em que se focar podendo com isso ajudá-lo a aliviar o stress.

Que outros benifícios há nestas bolas?

As bolas anti-stress têm sido usadas por várias razões terapeuticas. Em civilizaçoes antigas eram usadas para aliviar o stress, melhorar a coordenação, prevenir a artrite e o reumatismo, estimular a circulação sanguínea, ajudar durante fisioterapia e assistir na meditação.

Há duas maneiras de fazer a sua própria Bola anti-stress.

Tipo 1: A bola anti-stress de balão.

Esta é uma maneira fácil e divertida de fazer a bola, que pode até ser feito sózinho, se bem que como muitas coisas, é mais divertido fazer com outra pessoa, um amigo, um filho. Quando acabar de fazer esta bola, pode decorá-la com autocolantes ou pintá-la. Certifique-se apenas que a decoração que usar não seja irritante para a pele ou que desapareça com o uso.
Intrucções:

1. Encontre um balão pequeno e resistente.
2. Encha-o até estar de um tamanho confortável, não o feche ainda
3. Faça um pequeno furo no bocal do balão. e em seguida feche o bocal do balão com uma mola ou algo que possa ser retirado depois.
4. Coloque um pequeno funil no bocal do balão
5. Utilizando o funil, encha o balão com farinha de milho ou grãos de milho.
6. Retire a mola e lentamente abra o buraco que que fez. Desta forma o ar sai por um lado e a farinha entra pelo outro.
7. Continue a acrescentar a farinha ou grãos até o balão atingir um tamanho que caiba na sua mão.
8. Deixe sair lentamente o ar restante..
9. Pode agora atar o balão o mais apertado possível de modo a que o balão fique esticado em vez de solto.

Tipo 2: A bola anti-stress de massa.

Para este projecto recomenda-se que seja feito com a ajuda de alguém, uma vez que poderá ser complexo introduzir o conteúdo no balão. Uma vez que estiver terminado, poderá fazer alguns boracos na camada exterior do balão de modo a criar bolinhas engraçadas.

Instrucções:

1. Misture meia-chávena de sal, uma chávena de farinha, uma colher de sopa de óleo ou azeite, uma colher de chá de creme tártaro e uma chávena de água.
2. Aqueça a massa num tacho em lume baixo mexendo constantemente até ficar em papa.
3. Bata a massa núma superfície coberta com farinha até ficar macia.
4. Deixe a massa arrefecer durante uma hora.
5. Junte três ou quatro balões e corte o pescoço de todos menos um.
6. Forme uma bola de massa com cinco a sete centímetros de diâmetro.
7. Encha um balão com a massa. (Quanto mais massa utilizar por balão, menos mole será a sua bola)
8. Estique obalão sobre a massa e insira imediatamente este balão no buraco do próximo balão (de modo a que o segundo balão cubra completamente o buraco do primeiro)
9. Insira a sua bola (balão+massa) dentro de outro balão da mesma forma.
10. Repita o passo anterior.
11. Decore a sua bola anti-stress a seu gosto.

Com estas duas bolas anti-stress poderá aliviar o seu stress e ao mesmo tempo divertir-se com os seus filhos ao fazê-las.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *