Rabugice

  • by

O que é a rabugice? De acordo com o dicionário é o seguinte:

rabugice

s. f.,
qualidade ou acto de rabugento;
impertinência;
má disposição habitual.

Ora pelo que parece é uma qualidade, um acto, uma impertinência ou uma má disposição habitual. E é também uma palavra muito portuguesa; de tal forma que nem sequer existe uma tradução para o Inglês. Nesta definição a única tradução possível é a Impertinência que não se aplica bem ao tipo de rabugice a que me refiro.
Refiro-me à rabugice matinal que é tão habitual em muitos de nós. Aquela fase que surge nos momentos após termos acordado, em que ninguém se pode chegar perto ou dizer qualquer coisa. Há quem seja agressivo na sua rabugice, há quem se incomode com as rabugices dos outros, há quem ache graça, há quem não ligue… enfim, ele há de tudo.
A rabugice é de facto uma qualidade. Se conseguirmos levar a coisa sem nos enervarmos a rabugice dos outros até pode ser bastante engraçada. Nada me faz rir mais do que desconstruírem a minha própria rabugice; ou quando eu descontruo a rabugice dos outros.
A definição refere-se também a uma “má disposição habitual”. Não concordo; má disposição, sim. Habitual, não.
Pode-se dizer que um rabugento está mal-disposto, há pessoas que têm esse estado como sendo habitual, mas também há outras que só estão rabugentas de vez em quando. Portanto, não se pode definir como sendo um estado “habitual” uma vez que só é habitual para algumas pessoas.
Reumindo. A rabugice é uma qualidade muito saudável. Viva os rabugentos.. :o)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *