Será

Como ser e permanecer optimista e positivista?

Por todo o lado e cada vez mais se vê coaches, gurus, “bloggers” e um sem fim de “especialistas da poda” a dizer e a escrever coisas sobre o positivismo, a felicidade, o sucesso, etc.

Falam disso como se não pudesse haver mais nada na vida de uma pessoa. O objectivo é ser feliz sempre e para sempre e para isso temos que ser sempre positivos. Não podemos ter pensamentos ou ideias, consideradas negativas, não podemos nunca sentirmo-nos tristes porque isso é ir contra o objectivo de ser feliz sempre e para sempre.

Isto é tudo muito bonito, no entanto se não conhecermos a tristeza como poderemos conhecer a felicidade? Se não soubermos o que são ideias negativas, como saberemos o que são ideias positivas?

Tenho visto frases “chapa 5” sobre sermos positivos sempre e para sempre e quanto mais penso nisso mais confusão me faz. Será que isto faz de mim uma pessoa deprimida e triste?

Não, claro que não faz. Eu não sou uma pessoa triste, por outro lado, também não sou feliz. Sou uma pessoa que tem os seus momentos de felicidade, outros de tristeza e no fundo aceito todos esses momentos como estados do meu espírito, nada de bom e nada de mal.

Penas momentos